Curso Navegação e Orientação em montanha

O Montanhismo é uma atividade holística, que envolve diversas áreas do conhecimento, requer do praticante, um amplo domínio de técnicas, procedimentos, indumentária, manipulação de equipamentos, conhecimentos dos elementos físicos naturais, socorro-resgate, comunicação e também o domínio das técnicas de orientação e navegação. Destinado para montanhistas, guias e profissionais, o curso tem objetivo de capacitar os praticantes nas técnicas de orientação e navegação aplicáveis em ambiente de montanha, afim de aumentar e refinar os conhecimentos sobre essa importante área do conhecimento.



R$ 550,00 por pessoa

Curso Navegação e Orientação em montanha

Alfredo Wagner, Santa Catarina, Brasil
Acampamento


Incluso:

Instrutor profissional  para os 4 dias de imersão ( 2 dias online e 2 dias presencial)

Seguro aventura pessoal

Pernoite em camping Refúgio Soldados Sebold

Acesso ao Mirante Arranha céu

2 refeições  - Janta de sábado e café da manhã de domingo

Não incluso:

Deslocamento até o Refúgio Soldados Sebold ( Se antecipe e venha na sexta, lembrando que para chegar ao refúgio você deve conferir clicando aqui ->  COMO CHEGAR

Lanches de trilha, equipamentos para camping e  não descritos no checklist que será enviado no grupo do whatsapp.

OPCIONAL:

Lanches e bebidas na recepção, aluguel de kit Barraca e transfer 4x4. 

Desenvolvimento:

Devido a grande gama de conteúdo abordado e para obter um bom rendimento no aprendizado das técnicas de orientação e navegação, o curso desenvolve-se em dois módulos: Módulo teórico: O módulo teórico tem carga de 8 horas de duração, atualmente, devido a pandemia da Covid 19, as aulas teóricas estão sendo desenvolvidas em meio digital, utilizando as plataforma google meet ou microsoft teams. Neste módulo, será abordado todo o conteúdo programático, havendo complementos com exercícios práticos, utilizando os aplicativos e programas de geoplanejamento e navegação. Além da aplicação do conteúdo, será executado um estudo e planejamento do módulo prático à ser desenvolvido em ambiente de montanha, utilizando os conhecimentos e as ferramentas propostos no curso.


Módulo prático:

Este módulo é uma imersão, possui dois dias de duração, e será aplicado na Serra Geral nas imediações do Refúgio Soldados de Sebold, localizado em Alfredo Wagner, Santa Catarina. No primeiro dia, será realizado um roteiro planejado previamente na aula teórica, que se trata de uma caminhada de 8h de duração até o mirante do Arranha Céu. Neste dia, serão aplicados todos os conhecimentos referentes às práticas de orientação e navegação, utilizando os aplicativos, bases cartográficas e instrumentos de navegação. O segundo dia do módulo prático, será realizado nas imediações do Refúgio Soldados de Sebold, neste dia, serão efetuadas revisões e avaliações práticas de todo o conteúdo. Avaliações: Serão realizadas por temáticas, podendo ser através de testes escritos e práticos valendo nota de 0 a 10. Para a obtenção do certicado de conclusão, o aluno deverá atingir a média 7. Notas inferiores a 7 o aluno receberá certificado de participação.

Conteúdo:

Noções de cartografia básica:

Breve histórico do Sistema Geodésico Brasileiro e metodologias de produção das cartas topográficas disponíveis no país; Obtenção de cartas topográficas no Brasil; Sistema de nomenclatura e articulação das cartas topográficas; Escalas cartográficas; Leitura de elementos cartográficos (planimetria e altimetria); Medições de distâncias, desníveis, áreas e inclinação das vertentes; Interpretação e leitura de elementos no terreno; Sistemas de projeções e referências cartográficas; Obtenção de Coordenadas Geográficas e no Sistema Universal Transversa de Mercator – UTM; Determinação da declinação magnética atual; Interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; Elaboração e edição de rotas e perfis altimétricos.


Bússola:

Modelos, características e aplicações das bússolas existentes no mercado; Declinação magnética; Determinações de ângulos, azimutes e contra-azimutes; Caminhamento e mapeamento de percursos; Técnicas de localização utilizando bússola e carta topográfica.

Receptor GPS – Sistema de Posicionamento Global:

Funcionamento do Sistema de Posicionamento Global; Tipos de receptores; Configurações de Sistemas de Projeções e Datuns; Obtenção de Coordenadas; Gravação de pontos de referência; Busca de pontos de referência e manipulação da bússola digital; Criação e edição de rotas; Obtenção e manipulação de tracks; Operação do computador de bordo nas funções de navegação como: velocidades, distâncias percorridas, ângulos, desníveis, tempos e busca de pontos de referencia; Interface receptor x computador via programas Google Earth pro e Trackmaker.

Conteúdo:

 Programas e aplicativos de navegação, mapeamento e geoplanejamento: Google Eart Pro: Ferramentas e configurações básicas; Sistemas de projeções; Interpretação de imagens de satélite; Modelo tridimensional do terreno, perfis altimétricos; Obtenção e edição de tracklogs; Planejamento de rotas rodoviárias; Interface receptor x computador.

TrackMaker:

Ferramentas e configurações básicas; Sistemas de projeções; Seleção de mapas base; Edição de tracklog; Interface receptor x computador. Aplicativos: Googlemaps, Avenza Maps, Wikiloc, Windy Maps Instalação e log in; Ferramentas e configurações básicas; Configurações de bases cartográficas; Manipulação de tracks; Navegação no terreno.

Meios naturais e expeditos de orientação:

Orientação das vertentes e formas de relevo; Rede hidrográfica; Formações florestais da Floresta Atlântica; Bioindicadores de ambientes; Observação astronômica; Sinalização natural; Tomadas de medidas de altura e distâncias; Obtenção do norte através do relógio e projeções de sombra; Elaboração de croquis.


Instrutor:

Reginaldo Carvalho pratica montanhismo desde 1990, geógrafo, atua como profissional na área de Agrimensura e Geotecnologias. Na vida de montanhista, participou de diversas aberturas de vias de escalada e algumas primeiras ascensões de montanhas da Serra do Mar de Joinville. Escalou em diversos estados do Brasil e realizou dezenas de expedições aos Andes na Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Patagônia. Sócio e fundador da Associação Joinvilense de Montanhismo – AJM, também foi uns dos fundadores da Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina – FEMESC e também participou do embrião da CBME, atualmente é diretor ambiental da AJM. Desenvolve o Curso de Orientação e Navegação em Montanha desde 2005. Sócio proprietário do Refúgio Surucuá, espaço destinado para capacitações na área do montanhismo e também, nos campos da agroecologia e observação da natureza.


Imagens: Felipe Sisan

R$ 550,00

por pessoa

Você também pode gostar

Introdução ao Montanhismo
Travessia Campo dos Padres